Todos os post de Administrador

Funcionários da Fundação de Saúde participarão de formação sobre prevenção a acidentes no ambiente de trabalho

A Fundação Municipal de Saúde, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios – CIPA realiza, nos dias 9, 10 e 11 de abril, das 9h às 16h, mais uma edição da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho – SIPAT.

A capacitação, exclusiva para o quadro funcional da Fundação – sede, unidades de saúde, unidade de pronto atendimento, farmácias públicas, ambulatório e saúde prisional – vai acontecer na sala 502 da sede da FMSC e abordará temas como Autocuidado, Alimentação Saudável. Assédio Moral, Comunicação Não Violenta, Inclusão de pessoas com deficiência, entre outros.

O encontro acontece todos os anos e ajuda a dar luz a assuntos delicados, mas importantes para a promoção de bons hábitos individuais, bem como para relacionamento aceitável entre colegas de trabalho e, consequentemente, para o funcionamento adequado do serviço público prestado pela Fundação.

Canoas abre seleção para médicos geriatras, neurologistas e psiquiatras

Profissionais aprovados têm previsão de iniciar os trabalhos a partir de maio

A Fundação Municipal de Saúde realiza o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de profissionais nas funções de médico geriatra, neurologista adulto e pediátrico, e psiquiatra, para atuação nas Unidades de Saúde de Canoas. O início das atividades acontece após resultado final do processo no dia 3 de maio.

O contrato de trabalho tem caráter emergencial, por tempo determinado, e poderá ser firmado com o prazo inicial de até seis meses, podendo ser prorrogado por necessários períodos, no limite de até vinte e quatro meses, conforme necessidade da administração.

As inscrições acontecem de 2 a 10 de abril. Para efetuar o pedido de ingresso no processo seletivo, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico https://forms.gle/orV8i1uXNkvhzK3x5 e pagar a taxa de R$100,00, por depósito bancário identificado, até o último dia do período de inscrições.

Sobre vagas, carga horária e remuneração, cada área de atuação disponibiliza uma vaga mais cadastro reserva, com 20 horas semanais e oferece remuneração de R$ 8.784,22. Os candidatos devem apresentar certificados de ensino superior completo em medicina, especialidade na área escolhida, previstas do edital, e registro ativo e regular no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul – CREMERS.

Informações sobre outros detalhes do processo seletivo podem ser conferidos no edital completo disponível no site da Prefeitura: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc e pelo portal da Fundação Municipal de Saúde http://www.fmsc.rs.gov.br/.

Canoas oferece serviço especializado para o tratamento da tuberculose

Em Canoas, o diagnóstico pode ser realizado em qualquer Unidade de Saúde do município e o resultado sai em até 48h. O tratamento é realizado no Serviço de Tisiologia situado na Rua Brasil, 438, no Centro.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Apesar de ser uma doença grave, a tuberculose é evitável e tem cura. A principal forma de prevenção é vacina BCG, obrigatória em crianças menores de 1 ano, pois protege contra as formas mais graves da doença.

Seus principais sintomas são tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado e rouquidão. Entretanto, algumas pessoas não demonstram nenhum indício da doença, e outras apresentam sintomas leves, comumente confundidos com os da gripe. Isso faz com que o infectado não perceba a tuberculose enquanto a transmite para outras pessoas, expelindo gotículas de saliva ao falar, espirrar ou tossir.

Em caso de infecção, a melhor maneira de prevenir a transmissão é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Após 15 dias, não há mais risco de contágio.

O tratamento deve ser feito por no mínimo 6 meses, diariamente, sem interrupção, caso contrário, pode haver resistência do organismo à medicação, precisando continuar a terapia com medicação intravenosa com internação hospitalar.

A Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoverá, no dia 4 de abril, mais uma Educação Permanente. Dessa vez, alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, com palestras voltadas a médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde de Canoas.

Prefeitura orienta comunidade para o novo modelo de agendamento de consultas

Mudar a cultura de marcação de consultas na cidade, garantindo um atendimento mais humanizado e efetivo para a população. Com esse compromisso, desde janeiro, a atual gestão municipal repassou uma nova orientação para as Unidades de Saúde (USs) de Canoas. E, a partir de 1º de março, isso passou a ser uma determinação. Os usuários que buscam atendimento não precisam mais madrugar em filas. Todas as USs devem receber a população local ao longo de todo o horário de funcionamento para acolhimento da enfermagem, encaminhamentos e posterior agendamento de consultas.

Na US Igara, o gestor Gonzalo Lise, que atua desde 2016 no local, esclarece que os pacientes não precisam mais esperar nas filas para pegar ficha de atendimento para consulta. “Antes as pessoas tinham que vir em um dia específico da semana e agendar o atendimento de consultas e retorno com médico. Desde o início de março, elas podem vir em qualquer dia e horário, durante o expediente da Unidade, para agendamento”, explica.

Os usuários chegam direto na recepção das Unidades de Saúde com documento em mãos e serão direcionados às próximas etapas de atendimento, de acordo com a necessidade. Caso precise de procedimentos ambulatoriais, como aferição de pressão, teste do pezinho, vacina, entre outros, é logo encaminhado para a sala adequada.

Se o paciente precisar de consulta, é direcionado para o acolhimento com a equipe de enfermagem. De acordo com o quadro de saúde apresentado pelo usuário, a consulta é marcada para o mesmo dia ou, então, agendada para a data mais próxima possível.

Para a comerciária aposentada Jussara Maria Bressanelle Finger, de 72 anos, o atendimento da Unidade de Saúde é satisfatório. “Quando conversei com a médica, ela disse que eu não precisava mais ficar em fila para agendar consultas, que eu poderia vir em qualquer dia e já consultar ou marcar. Essa mudança melhorou muito a vida de quem depende do SUS!”, comemorou.
Quem também aprova o atendimento é a gestante Julieth Emperatriz Caldera, de 21 anos. “A maioria das vezes que procurei o acolhimento fui atendida rápido”, comenta a moradora que espera o primeiro filho.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Denise da Silva, o protocolo de atendimento mudou em janeiro deste ano, mas na ocasião, muitos integrantes das equipes das USs estavam de férias, o que atrasou a mudança mais efetiva do fluxo. “A partir de março, foi encaminhada a determinação da mudança efetiva no protocolo de atendimentos. Se o paciente não consultar no dia, ele sairá da Unidade já com a data agendada conforme a necessidade e disponibilidade”, informa.

Texto: Tanara Lucas
Edição: Clarissa Colares e Sibeli Fagundes

Foto: Thiago Guimarães da Silva

 

21 de Março – Dia Internacional da Síndrome de Down

O dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data é uma referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética, que foi proposta pelo Brasil e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da ONU, em 2011, que passou a reconhecê-la oficialmente a partir do ano seguinte.

É um dia para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e criar consciência sobre essa alteração genética. Uma oportunidade para destacar a importância da aceitação e valorização dessas pessoas em nossa sociedade, bem como para lembrar que todos têm habilidades e potencialidades únicas, independentemente de suas diferenças.

Canoas oferece formação continuada para Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros

Qualificação acontece hoje (20) e amanhã (21) na sede da UniRitter

Nesta quarta-feira (20), a Fundação Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde começou mais uma etapa da formação continuada. Neste mês, o encontro é sobre Diretrizes Técnicas para o Trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) em Canoas. A qualificação segue até amanhã (21) na sede da UniRitter.

O encontro é voltado para os ACSs e para enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde de Canoas. São quatro turmas de aproximadamente 100 pessoas, divididas nos turnos manhã e tarde.

Temas como Aspecto Éticos no Trabalho, Territorialização, Visita Domiciliar, Vigilância em Saúde, Supervisão do ACS pelo Enfermeiro, Espaços de Discussão, Gestão e Controle Social fazem parte dos assuntos abordados.

Essas formações acontecem com periodicidade mensal, com temas escolhidos de acordo com o calendário da Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde ou conforme necessidades detectadas pela própria Prefeitura. Em abril, o tema será Tuberculose, alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março.

Canal de Denuncia de Assédio da FMSC

A Fundação apresenta o fluxo para encaminhamento das denúncias de assédios e violência, por meio da CIPA.

 

PROTOCOLO PARA ENCAMINHAMENTO DE DENÚNCIAS DE ASSÉDIO E VIOLÊNCIA

Atendendo à Lei 14.457 de 22 de Setembro de 2022, as denúncias de possíveis situações de assédio e/ou violência ocorridas entre ou envolvendo trabalhadores da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), serão registradas da forma como se segue:

Link para o canal de denuncias via Google formulários:  https://forms.gle/EZpdZPwkDo7VzDnp9

A CIPA receberá o formulário preenchido e dará seguimento, com orientações iniciais do Departamento Jurídico da FMSC;

Caso a denúncia não seja caracterizada como assédio e/ou violência, a CIPA fará a devolutiva ao DENUNCIANTE, através de e-mail registrado no formulário, encaminhando a situação à Ouvidoria da FMSC para seguimento;Em se tratando de situações de assédio e/ou violência, a CIPA procederá à investigação inicial;

Os relatos e documentos apurados na investigação inicial serão encaminhados à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), que procederá à abertura de Processo Administrativo Disciplinar-PAD, iniciando pela sindicância do mesmo, ou no caso de assédio configurado como sexual, se juntará à Diretoria Jurídica (DJ) para demais procedimentos regulamentados;

Após o encaminhamento à DGP, a CIPA fará a devolutiva ao DENUNCIANTE, através de e-mail registrado no formulário.

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto “Cuidar de quem cuida de você” – Psicóloga Carine

De abril a julho deste ano, foi desenvolvido o projeto “Cuidar de quem cuida de você”, elaborado em conjunto com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do Quadrante Sudeste e a psicóloga Carine Budzyn, do Serviço Especializado ao Colaborador (SEC/FMSC). Sua essência foi pautada na importância das habilidades e afetos na relação profissional-usuário para a saúde mental do colaborador.
Partindo da frase “Podemos ter chegado em diferentes navios, mas hoje estamos todos no mesmo barco”, de Martin Luther King, os profissionais foram convidados a expressar, através da escrita, algo que pudesse sensibilizar o usuário a se imaginar em seu lugar como trabalhador da saúde, assim revelando que também são vulneráveis e merecem ser acolhidos. Cada um pôde colocar suas ideias e sentimentos em nuvens de papel que foram fixadas em um painel localizado na recepção das Unidades. Esse painel foi construído para ser interativo, como um dispositivo de comunicação e trocas entre profissionais e usuários. Para tanto, foram disponibilizados aos usuários, em caixinhas, corações de papéis para recados a serem fixados no mesmo.
Na CSF Primeiro de Maio, por exemplo, foram contabilizados mais de 60 mensagens de agradecimento deixados pelos usuários aos profissionais da Unidade, além de fotos e cartas. Esta e as demais equipes do Quadrante Sudeste agradecem aos usuários pelo imenso carinho, e participam que esse ato de consideração e reconhecimento apresentou um efeito transformador em si e em suas rotinas laborais. Acredita-se que uma semente de reflexão sobre empatia, gratidão e reciprocidade possa ter sido plantada em quem se deixou tocar pelas palavras. Que esta siga florescendo!