Projeto “Cuidar de quem cuida de você” – Psicóloga Carine

De abril a julho deste ano, foi desenvolvido o projeto “Cuidar de quem cuida de você”, elaborado em conjunto com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do Quadrante Sudeste e a psicóloga Carine Budzyn, do Serviço Especializado ao Colaborador (SEC/FMSC). Sua essência foi pautada na importância das habilidades e afetos na relação profissional-usuário para a saúde mental do colaborador.
Partindo da frase “Podemos ter chegado em diferentes navios, mas hoje estamos todos no mesmo barco”, de Martin Luther King, os profissionais foram convidados a expressar, através da escrita, algo que pudesse sensibilizar o usuário a se imaginar em seu lugar como trabalhador da saúde, assim revelando que também são vulneráveis e merecem ser acolhidos. Cada um pôde colocar suas ideias e sentimentos em nuvens de papel que foram fixadas em um painel localizado na recepção das Unidades. Esse painel foi construído para ser interativo, como um dispositivo de comunicação e trocas entre profissionais e usuários. Para tanto, foram disponibilizados aos usuários, em caixinhas, corações de papéis para recados a serem fixados no mesmo.
Na CSF Primeiro de Maio, por exemplo, foram contabilizados mais de 60 mensagens de agradecimento deixados pelos usuários aos profissionais da Unidade, além de fotos e cartas. Esta e as demais equipes do Quadrante Sudeste agradecem aos usuários pelo imenso carinho, e participam que esse ato de consideração e reconhecimento apresentou um efeito transformador em si e em suas rotinas laborais. Acredita-se que uma semente de reflexão sobre empatia, gratidão e reciprocidade possa ter sido plantada em quem se deixou tocar pelas palavras. Que esta siga florescendo!