ABRIL AZUL

No dia 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorada no mundo todo desde 2008. O objetivo é conscientizar e chamar a atenção da sociedade para a questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa.
A Psicóloga da Sede Dóris Luft alerta: ” Os subtipos são tão abrangente que se usamos o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico. Quanto mais cedo encaminharmos uma criança para uma investigação de suspeita de autismo, mais chances essa criança tem de ser estimulada em áreas que lhe causam maiores prejuízos.
Canoas conta com o CERTEA ,Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista. A equipe multidisciplinar possibilita investigar, e tratar não somente a criança, mas também o acompanhamento dos familiares. Endereço: Rua Araçá , n° 74.