Todos os post de Sandro Gois

Dia D contra a dengue: Secretaria de Saúde vai conscientizar a população durante a Prefeitura na Rua

Agentes de Combate às Endemias, alguns deles vestidos de Aedes aegypt, juntamente com o médico veterinário e responsável técnico da Vigilância em Saúde, Roger Halla, vão entregar panfletos informativos e orientar a população quanto aos cuidados com a dengue. A ação, que vai marcar a sensibilização da Secretaria de Saúde no Dia D – Brasil Unido Contra a Dengue, está prevista para ocorrer na Prefeitura na Rua, que acontece neste sábado (2), na praça Ceu, localizada no bairro Rio Branco, das 9h às 12h.

Entre as medidas para eliminar criadouros do mosquito, estão eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas, manter caixas d’água com tampas, colocar tela nos ralos de água da chuva, secar pneus e protegê-los das intempéries e limpar calhas da residência. É necessário, também, escovar os potes (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente, manter piscinas limpas e tratadas. Usar repelente para o corpo e de ambiente e telar portas e janelas das casas, também fazem parte das principais ações de prevenção.

Os pacientes com quadro suspeito de dengue, apresentando sintomas como febre alta, dores de cabeça, muscular e atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral, devem procurar atendimento nas Unidades de Saúde ou UPAs.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.

Matéria publicada originalmente no site da Prefeitura de Canoas

Processo Seletivo Simplificado Edital 05/2024 – Médico de Pronto Atendimento

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Médico de Pronto Atendimento

A inscrição no processo seletivo simplificado será realizada exclusivamente através do seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/TwMyPJyqFBeVHQVv7. O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h (oito horas) do dia 22 de fevereiro de 2024 até as 17h (dezessete horas) do dia 29 de fevereiro de 2024,

Consulte o Edital completo clicando aqui!

 

 

 

 

TELEFONE EM MANUTENÇÃO

Memo Circular no 04/2024 

PREFEITURA

DE CANOAS 

SUS 

Canoas, 20 de fevereiro de 2024

Aos empregados do Quadro da FMSC 

Assunto: Manutenção do equipamento das linhas telefônicas da sede administrativa

Vimos pelo presente, informar aos empregados que integram o quadro de pessoal da Fundação Municipal de Saúde de Canoas o que segue

No dia 20 de fevereiro de 2024, as 17:00 horas será retirado o equipamento das linhas telefônicas da sede administrativa para ser realizada a manutenção do equipamento

Previsão de retorno ao funcionamento normal é de 24 horas, por isso a partir das 17:00 horas do dia 20 de fevereiro e durante o dia 21 de fevereiro, estaremos sem comunicação via telefone (linha externa e ramal interno)

Os contatos via email seguirão normalmente

Solicitamos que avisem suas equipes

Pedimos desculpas pelo transtorno

Atenciosamente

André Gross 

Diretor de Gestão de Pessoas – DGP

 

Processo Seletivo Simplificado 04/2024 – Médico Generalista

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Médico Generalista

O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h (oito horas) do dia 16 de fevereiro de 2024 até as 17h (dezessete horas) do dia 27 de fevereiro de 2024.

Consulte o Edital completo  aqui no site na aba <Processos Seletivos>/<Processos Seletivos Simplificados>  ou no site da Prefeitura em https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc

 

Processo Seletivo Simplificado – 03/2024

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Médico Geriatra, Infectologista Pediátrico, Neurologista e Psiquiatra, para atuar nas unidades de saúde do município de Canoas.

O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h (oito horas) do dia 09 de fevereiro de 2024 até as 17h (dezessete horas) do dia 23 de fevereiro de 2024

Consulte o edital completo aqui no site da FMSC clicando na aba Processos Seletivos ou no site da prefeitura em https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc.

 

Dengue: uma doença grave, mas evitável

Dengue: uma doença grave, mas evitável

O Brasil tem vivenciado aumento no número dos casos de dengue, e precisamos falar sobre isso. Para iniciar, é preciso entender o que é essa doença, qual a forma de transmissão, como detectá-la e tratá-la, mas principalmente, como preveni-la.
A dengue faz parte das doenças denominadas arboviroses, que têm como característica o fato de sua transmissão acontecer por meio de vetores artrópodes. No Brasil, tal vetor é a fêmea do mosquito Aedes aegypt, que tem por hábito colocar seus ovos em águas paradas.
No Rio Grande do Sul, os casos de dengue eram mais comuns durante os meses de calor, período propício para a reprodução do mosquito. Entretanto, alguns fatores, como rápido processo de urbanização, crescimento desordenado da população e mudanças climáticas têm favorecido a presença do vetor em grandes quantidades por tempo mais longo.
De qualquer forma, ainda estamos no período da rápida perpetuação do vetor devido às altas temperaturas e, por isso, é preciso estar atento. As duas principais formas de transmissão da dengue são por picada da fêmea infectada do mosquito Aedes agypt e, de mãe para filho, durante a gestação.
Em caso de suspeita de contaminação, é importante atentar para sintomas, como:
– febre alta (39°C a 40°C) de início repentino;
– dor de cabeça;
– prostração;
– dores musculares e/ou nas articulações;
– dor atrás dos olhos.
Havendo, pelo menos dois desses sinais junto com a febre, é imprescindível que se procure imediatamente um serviço de saúde. Mas depois do período febril, é preciso redobrar a atenção, pois, com o declínio da febre (entre o 3º e o 7º dia do início da doença), podem aparecer sinais de alerta, que marcam uma piora no indivíduo. São eles:
– dor abdominal intensa e contínua;
– vômitos persistentes;
– acúmulo de líquidos em cavidades corporais;
– hipotensão postural (condição em que a pressão arterial diminui rapidamente quando a pessoa se levanta da posição deitada ou sentada para a posição em pé) e/ou lipotímia (sensação de desmaio ou quase desmaio);
– letargia (sono intenso, dificuldade de acordar) e/ou irritabilidade;
– hepatomegalia (aumento do tamanho do fígado, em mais de 2cm);
– sangramento de mucosa;
– aumento progressivo do hematócrito (exame que mede a porcentagem de células vermelhas no sangue).
Toda as faixas etárias são igualmente suscetíveis à dengue, entretanto, as pessoas com mais idade e as que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm mais risco de apresentar casos graves e outras complicações que podem levar a óbito.
Sobre o tratamento da dengue, ainda não há um protocolo específico, apenas ações para minimizar os sintomas durante o tempo de infecção no corpo, de 7 a 10 dias. Antes de qualquer coisa outra atitude, é preciso procurar um serviço de urgência de saúde, principalmente se houver sangramentos ou, pelo menos um sinal de alarme, e, conforme orientação médica, fazer repouso e beber água.
Por fim e mais importante, é preciso saber como prevenir a dengue. Apesar de poder evoluir para casos com alta gravidade, a dengue é completamente evitável. A principal forma de prevenção é o controle do vetor, ou seja, a dificultação da reprodução do mosquito transmissor, tanto pelos agentes de saúde do SUS, quanto pela população em geral. Essa vigília deve ser mantida dentro e fora da sazonalidade da doença, assim se minimiza os efeitos da sua incidência e previne futuras pandemias.
Mas afinal, como se barra o nascimento de novos mosquitos da dengue? Para além do trabalho dos agentes de saúde, que visitam as casas, dando orientações de prevenção, é preciso que todas as pessoas façam sua parte:
– adotando telas nas janelas e usando repelente, em locais de conhecida transmissão;
– removendo recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito;
– vedando reservatórios e caixas d’água;
– desobstruindo calhas, lages e ralos;
Além disso, há uma ótima notícia vinda do Sistema de Saúde brasileiro. No dia 21 de dezembro de 2023, a vacina contra a dengue, chamada de Qdenga, foi incorporada no SUS, o que ajuda o Ministério da Saúde a passar a classificar a dengue como mais uma doença imunoprevenível. As doses deverão ser distribuídas a partir de fevereiro de 2024, mas ainda não para toda a população. A primeira fase da imunização vai contemplar o público-alvo de 521 municípios, em 17 estados brasileiros, considerados regiões endêmicas, municípios de grande porte com alto índice de transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses. Por enquanto, os estados são Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Enquanto a Qdenga não chega por aqui, o jeito é seguirmos atentos ao ciclo do mosquito, interrompendo sua reprodução e transmissão. Cada um fazendo sua parte, na sua casa, cuidando do seu quintal, fica fácil nos livrarmos dessa ameaça a nossa saúde.

Fevereiro Roxo e Laranja 2024

 

Fevereiro é o mês de conscientização e tratamento de quatro doenças graves: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, representados pela cor roxa,  e Leucemia, pela cor laranja.

O Fevereiro Roxo e Laranja serve para alertar a população sobre essas doenças, como seus sintomas, consequências no dia a dia e as formas de tratamento mais adequadas.

Então, já que a ideia é dar visibilidade às enfermidades, saiba mais sobre cada uma delas:

Lúpus: doença autoimune. Distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos do que o necessário para manter a pleno seu funcionamento. O problema está justamente na quantidade desses anticorpos, que passam a atacar o próprio organismo, causando inflamações nos rins, nos pulmões, na pele e nas articulações.
A forma mais comum da doença (e também a mais grave) é o chamado Lúpulo Sistêmico (Les), que atinge cerca de 70% dos pacientes com Lúpus, sendo a maioria mulheres, principalmente na idade fértil.
Os principais sintomas são:
-Lesões na pele;
-Dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos;
-Inflamação nas membranas que recobrem o pulmão e coração;
-Inflamação nos rins;
-Alterações no sangue;
– Inflamações de pequenos vasos (vasculites), que podem causar lesões avermelhadas e dolorosas nas palmas das mãos, planta dos pés, no céu da boca ou em membros;
– Febre sem ter infecção;
– Emagrecimento;
– Fraqueza (comum quando a doença está ativa);
– Manifestações nos olhos;
– Aumento do fígado, baço e gânglios;
– Inflamações no cérebro, podendo causar convulsões, alterações de comportamento e do nível de consciência e comprometimento de nervos periféricos (sintoma menos frequente).

Alzheimer: causa mais comum de demência no mundo, é uma doença neuro-degenerativa que provoca diminuição das funções cognitivas, influenciando nas atividades de trabalho e nas relações sociais. Além disso, causa perda de memória, com o passar do tempo.
Os principais sintomas são:
– Falta de memória para acontecimentos recentes;
– Repetição da mesma pergunta várias vezes;
– Dificuldade para acompanhar conversas ou pensamentos complexos;
– Incapacidade de elaborar soluções para problemas;
– Dificuldade para dirigir e encontrar caminhos conhecidos;
– Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
– Irritabilidade;
– Desconfiança sem justificativa;
– Agressividade;
– Passividade;
– Interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos;
– Tendência ao isolamento.

Fibromialgia: síndrome crônica que atinge as articulações, e pode surgir depois de incidentes graves, como traumas físicos ou psicológicos e infecções. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a fibromialgia afeta aproximadamente 3% da população. A cada 10 pacientes, de 7 a 9 são mulheres.
Os principais sintomas são:
– Dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões;
– Cansaço excessivo;
– Alterações no sono;
– Ansiedade;
– Depressão.

Leucemia: um dos tipos de câncer mais perigosos, é a doença que atinge os glóbulos brancos e, geralmente, tem origem desconhecida.
Os principais sintomas são:
– Anemia;
– Palidez;
– Sonolência;
– Fadiga;
– Palpitação;
– Manchas roxas na pele ou pontos vermelhos;
– Gânglios linfáticos inchados;
– Perda de peso;
– Febre;
– Dores nas articulações e nos ossos.

Apesar de essas doenças não apresentarem causas definidas, levar uma vida saudável diminui os riscos de acometimento por elas.
Hábitos como não se expor excessivamente ao sol, ter alimentação regrada, praticar atividades físicas, não fumar, não abusar do álcool, manter o cérebro ativo com leituras e escritas, descansar e evitar o estresse são maneiras muito eficientes para ter uma vida livre desses problemas de saúde.

Edital 02/2024 – Médico Gastroenterologista e Médico Geriatra

 

*INSCRIÇÃO PRORROGADA*

Edital 02/2024  – Médico Gastroenterologista e Médico Geriatra

Processo Seletivo Simplificado – 20 (vinte) horas

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Médico Gastroenterologista e Médico Geriatra, para atuar nas unidades de saúde do município de Canoas, para cumprir carga horária de 20 (vinte) horas.

Consulte o Edital completo aqui e o aviso de prorrogação aqui  ou no site da prefeitura em  http://sistemas.canoas.rs.gov.br/gt/publico/dof/index.jsf.

 

29 de Janeiro – Dia da Visibilidade Trans

 

O Dia da Visibilidade Trans é uma data importante que visa destacar e reconhecer a presença, os desafios e as conquistas da comunidade trans. Celebrado em diversos lugares ao redor do mundo, em 29 de janeiro, o dia é uma oportunidade para promover a conscientização e combater a discriminação que muitas pessoas trans enfrentam diariamente.

A visibilidade trans é essencial para quebrar estereótipos e preconceitos, bem como para promover a inclusão e a igualdade. É crucial destacar que a visibilidade trans não se limita apenas a questões de identidade de gênero, mas também engloba uma variedade de tópicos, como acesso a cuidados de saúde adequados, direitos civis, inclusão no mercado de trabalho e educação inclusiva. Ao sensibilizar a sociedade para essas questões, o Dia da Visibilidade Trans busca criar um ambiente mais compreensivo e solidário para todas as pessoas.

No entanto, é importante ressaltar que a luta pela visibilidade trans não acontece apenas em um dia específico. É um compromisso contínuo para promover a igualdade, o respeito e a justiça para todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero. A sociedade como um todo se beneficia quando há um reconhecimento genuíno e respeito pela diversidade de experiências e identidades.

Neste Dia da Visibilidade Trans, é fundamental lembrar que a inclusão e o respeito devem ser práticas cotidianas. Ao promover um ambiente que celebra a diversidade, podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero.

 

Fonte: Equipe Ambulatório T

Edital 01-2024 Técnicos em Enfermagem

Edital 01/2024  – Técnicos em Enfermagem

Processo Seletivo Simplificado – 40 (quarenta) Horas

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de TÉCNICO EM ENFERMAGEM, para atuar nas unidades de saúde do município de Canoas, para cumprir carga horária de 40 (quarenta) horas.

O formulário de inscrição está disponível até as 17h (dezessete horas) do dia 05 de fevereiro de 2024.

Consulte o Edital completo aqui ou no site da prefeitura em  http://sistemas.canoas.rs.gov.br/gt/publico/dof/index.jsf.