Arquivo da categoria: Imagens

Edital de Abertura PSS nº 08/2024 – Enfermeiro do Trabalho

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Enfermeiro do Trabalho, para atuar na sede da Fundação Municipal de Saúde de Canoas.

DA DIVULGAÇÃO

A divulgação oficial de todas as etapas deste processo seletivo simplificado se dará na forma de editais a serem publicados na Internet, nos sites: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc e www.fmsc.rs.gov.br.

DAS INSCRIÇÕES

A inscrição no processo seletivo simplificado será realizada exclusivamente através do seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/tco4aL47TT3Wz7k58 4.2 O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h (oito horas) do dia 10 de junho de 2024 até as 17h (dezessete horas) do dia 14 de junho de 2024.

*ATENÇÃO:  Consulte o edital completo.

Suspensão do Desconto do Crédito Consignado

Prezados Colegas

O Banrisul anunciou que os servidores municipais clientes do Banco poderão refinanciar as próximas quatro parcelas de empréstimos consignados, parcelando-as em até 36 meses, com o primeiro vencimento iniciando em 120 dias.

O funcionário deverá formalizar a solicitação de suspensão através do aplicativo Banrisul nas seguintes opções: Empréstimos > Reconstruir RS > Crédito Consignado > Consignado Municipal

As 4 (quatro) parcelas suspensas serão renegociadas conforme taxas bancárias em 36 (trinta e seis) vezes com o primeiro desconto ocorrendo em conjunto com a parcela do crédito consignado a partir de Setembro de 2024.

 

Dia D contra a dengue: Secretaria de Saúde vai conscientizar a população durante a Prefeitura na Rua

Agentes de Combate às Endemias, alguns deles vestidos de Aedes aegypt, juntamente com o médico veterinário e responsável técnico da Vigilância em Saúde, Roger Halla, vão entregar panfletos informativos e orientar a população quanto aos cuidados com a dengue. A ação, que vai marcar a sensibilização da Secretaria de Saúde no Dia D – Brasil Unido Contra a Dengue, está prevista para ocorrer na Prefeitura na Rua, que acontece neste sábado (2), na praça Ceu, localizada no bairro Rio Branco, das 9h às 12h.

Entre as medidas para eliminar criadouros do mosquito, estão eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas, manter caixas d’água com tampas, colocar tela nos ralos de água da chuva, secar pneus e protegê-los das intempéries e limpar calhas da residência. É necessário, também, escovar os potes (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente, manter piscinas limpas e tratadas. Usar repelente para o corpo e de ambiente e telar portas e janelas das casas, também fazem parte das principais ações de prevenção.

Os pacientes com quadro suspeito de dengue, apresentando sintomas como febre alta, dores de cabeça, muscular e atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral, devem procurar atendimento nas Unidades de Saúde ou UPAs.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.

Matéria publicada originalmente no site da Prefeitura de Canoas

Processo Seletivo Simplificado Edital 05/2024 – Médico de Pronto Atendimento

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Médico de Pronto Atendimento

A inscrição no processo seletivo simplificado será realizada exclusivamente através do seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/TwMyPJyqFBeVHQVv7. O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h (oito horas) do dia 22 de fevereiro de 2024 até as 17h (dezessete horas) do dia 29 de fevereiro de 2024,

Consulte o Edital completo clicando aqui!

 

 

 

 

Processo Seletivo Simplificado 04/2024 – Médico Generalista

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Médico Generalista

O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h (oito horas) do dia 16 de fevereiro de 2024 até as 17h (dezessete horas) do dia 27 de fevereiro de 2024.

Consulte o Edital completo  aqui no site na aba <Processos Seletivos>/<Processos Seletivos Simplificados>  ou no site da Prefeitura em https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc

 

Processo Seletivo Simplificado – 03/2024

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Médico Geriatra, Infectologista Pediátrico, Neurologista e Psiquiatra, para atuar nas unidades de saúde do município de Canoas.

O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h (oito horas) do dia 09 de fevereiro de 2024 até as 17h (dezessete horas) do dia 23 de fevereiro de 2024

Consulte o edital completo aqui no site da FMSC clicando na aba Processos Seletivos ou no site da prefeitura em https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc.

 

Fevereiro Roxo e Laranja 2024

 

Fevereiro é o mês de conscientização e tratamento de quatro doenças graves: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, representados pela cor roxa,  e Leucemia, pela cor laranja.

O Fevereiro Roxo e Laranja serve para alertar a população sobre essas doenças, como seus sintomas, consequências no dia a dia e as formas de tratamento mais adequadas.

Então, já que a ideia é dar visibilidade às enfermidades, saiba mais sobre cada uma delas:

Lúpus: doença autoimune. Distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos do que o necessário para manter a pleno seu funcionamento. O problema está justamente na quantidade desses anticorpos, que passam a atacar o próprio organismo, causando inflamações nos rins, nos pulmões, na pele e nas articulações.
A forma mais comum da doença (e também a mais grave) é o chamado Lúpulo Sistêmico (Les), que atinge cerca de 70% dos pacientes com Lúpus, sendo a maioria mulheres, principalmente na idade fértil.
Os principais sintomas são:
-Lesões na pele;
-Dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos;
-Inflamação nas membranas que recobrem o pulmão e coração;
-Inflamação nos rins;
-Alterações no sangue;
– Inflamações de pequenos vasos (vasculites), que podem causar lesões avermelhadas e dolorosas nas palmas das mãos, planta dos pés, no céu da boca ou em membros;
– Febre sem ter infecção;
– Emagrecimento;
– Fraqueza (comum quando a doença está ativa);
– Manifestações nos olhos;
– Aumento do fígado, baço e gânglios;
– Inflamações no cérebro, podendo causar convulsões, alterações de comportamento e do nível de consciência e comprometimento de nervos periféricos (sintoma menos frequente).

Alzheimer: causa mais comum de demência no mundo, é uma doença neuro-degenerativa que provoca diminuição das funções cognitivas, influenciando nas atividades de trabalho e nas relações sociais. Além disso, causa perda de memória, com o passar do tempo.
Os principais sintomas são:
– Falta de memória para acontecimentos recentes;
– Repetição da mesma pergunta várias vezes;
– Dificuldade para acompanhar conversas ou pensamentos complexos;
– Incapacidade de elaborar soluções para problemas;
– Dificuldade para dirigir e encontrar caminhos conhecidos;
– Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
– Irritabilidade;
– Desconfiança sem justificativa;
– Agressividade;
– Passividade;
– Interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos;
– Tendência ao isolamento.

Fibromialgia: síndrome crônica que atinge as articulações, e pode surgir depois de incidentes graves, como traumas físicos ou psicológicos e infecções. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a fibromialgia afeta aproximadamente 3% da população. A cada 10 pacientes, de 7 a 9 são mulheres.
Os principais sintomas são:
– Dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões;
– Cansaço excessivo;
– Alterações no sono;
– Ansiedade;
– Depressão.

Leucemia: um dos tipos de câncer mais perigosos, é a doença que atinge os glóbulos brancos e, geralmente, tem origem desconhecida.
Os principais sintomas são:
– Anemia;
– Palidez;
– Sonolência;
– Fadiga;
– Palpitação;
– Manchas roxas na pele ou pontos vermelhos;
– Gânglios linfáticos inchados;
– Perda de peso;
– Febre;
– Dores nas articulações e nos ossos.

Apesar de essas doenças não apresentarem causas definidas, levar uma vida saudável diminui os riscos de acometimento por elas.
Hábitos como não se expor excessivamente ao sol, ter alimentação regrada, praticar atividades físicas, não fumar, não abusar do álcool, manter o cérebro ativo com leituras e escritas, descansar e evitar o estresse são maneiras muito eficientes para ter uma vida livre desses problemas de saúde.

Edital 01-2024 Técnicos em Enfermagem

Edital 01/2024  – Técnicos em Enfermagem

Processo Seletivo Simplificado – 40 (quarenta) Horas

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de TÉCNICO EM ENFERMAGEM, para atuar nas unidades de saúde do município de Canoas, para cumprir carga horária de 40 (quarenta) horas.

O formulário de inscrição está disponível até as 17h (dezessete horas) do dia 05 de fevereiro de 2024.

Consulte o Edital completo aqui ou no site da prefeitura em  http://sistemas.canoas.rs.gov.br/gt/publico/dof/index.jsf.

 

 

FELIZ 2024 Um novo ano chegando e várias reflexões nos vêm à mente…

Um ano está chegando e outro saindo. Momento culminante no nosso calendário. Várias reflexões nos vêm à mente, colocando esperança no ano que aporta e dando uma despedida ao ano que se encerra, que para uns não foi tão ruim assim, mas para alguns foi tão difícil que preferem esquecer.

É ocasião de analisar se o que prometemos para nós mesmos lá no início de 2023 cumprimos. Geralmente não cumpre-se tudo, pois almejamos muitas coisas e acaba que o fardo fica pesado.

“Este ano prometo” é o que mais se houve dizer nesta época. Mas com determinação certamente vamos atingir objetivos.

Um dos fatores que deve estar na meta de 2024 é a saúde, pois sem ela nada vale. Só nos damos conta de nossa pequenez quando a doença nos chega. Aí corre o pavor e parece que o tempo para.

Devemos prometer para nós coisas que efetivamente poderemos alcançar, e quanto menos quantidade melhor, pois às vezes planejamos executar muitas coisas e acabamos não cumprindo nada, nos frustrando a cada final de ano.

De fato é difícil as decisões relacionadas a regime alimentar, pois normalmente iniciamos o ano comendo um monte e das mais diversas guloseimas, isso para quem tem condições financeiras.

Mas devemos pensar positivo para canalizar boas energias para êxito das metas a atingir, modificação do comportamento para atrairmos bons amigos espirituais, pois assim receberemos boas intuições para o enfrentamento das nossas dificuldades, além do que promoveremos a melhoria do mundo se nossa conduta para com o próximo for melhor.

Não esqueçamos que o Planeta está adentrando na categoria de regeneração e que somos os responsáveis por esse salto tão importante que beneficiará toda a humanidade. Façamos empenho para estarmos neste novo planeta, mudando nossa conduta para melhor.

Feliz 2024!

Fonte: Nilton Moreira  https://nativanews.com.br/artigos/feliz-2024/