Arquivo da categoria: Imagens

Processo Seletivo Simplificado Edital 05/2024 – Médico de Pronto Atendimento

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Médico de Pronto Atendimento

A inscrição no processo seletivo simplificado será realizada exclusivamente através do seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/TwMyPJyqFBeVHQVv7. O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h (oito horas) do dia 22 de fevereiro de 2024 até as 17h (dezessete horas) do dia 29 de fevereiro de 2024,

Consulte o Edital completo clicando aqui!

 

 

 

 

Processo Seletivo Simplificado 04/2024 – Médico Generalista

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Médico Generalista

O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h (oito horas) do dia 16 de fevereiro de 2024 até as 17h (dezessete horas) do dia 23 de fevereiro de 2024.

Consulte o Edital completo aqui ou no site da Prefeitura https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc

 

Processo Seletivo Simplificado – 03/2024

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de Médico Geriatra, Infectologista Pediátrico, Neurologista e Psiquiatra, para atuar nas unidades de saúde do município de Canoas.

O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h (oito horas) do dia 09 de fevereiro de 2024 até as 17h (dezessete horas) do dia 23 de fevereiro de 2024

Consulte o edital completo aqui no site da FMSC clicando na aba Processos Seletivos ou no site da prefeitura em https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc.

 

Fevereiro Roxo e Laranja 2024

 

Fevereiro é o mês de conscientização e tratamento de quatro doenças graves: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, representados pela cor roxa,  e Leucemia, pela cor laranja.

O Fevereiro Roxo e Laranja serve para alertar a população sobre essas doenças, como seus sintomas, consequências no dia a dia e as formas de tratamento mais adequadas.

Então, já que a ideia é dar visibilidade às enfermidades, saiba mais sobre cada uma delas:

Lúpus: doença autoimune. Distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos do que o necessário para manter a pleno seu funcionamento. O problema está justamente na quantidade desses anticorpos, que passam a atacar o próprio organismo, causando inflamações nos rins, nos pulmões, na pele e nas articulações.
A forma mais comum da doença (e também a mais grave) é o chamado Lúpulo Sistêmico (Les), que atinge cerca de 70% dos pacientes com Lúpus, sendo a maioria mulheres, principalmente na idade fértil.
Os principais sintomas são:
-Lesões na pele;
-Dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos;
-Inflamação nas membranas que recobrem o pulmão e coração;
-Inflamação nos rins;
-Alterações no sangue;
– Inflamações de pequenos vasos (vasculites), que podem causar lesões avermelhadas e dolorosas nas palmas das mãos, planta dos pés, no céu da boca ou em membros;
– Febre sem ter infecção;
– Emagrecimento;
– Fraqueza (comum quando a doença está ativa);
– Manifestações nos olhos;
– Aumento do fígado, baço e gânglios;
– Inflamações no cérebro, podendo causar convulsões, alterações de comportamento e do nível de consciência e comprometimento de nervos periféricos (sintoma menos frequente).

Alzheimer: causa mais comum de demência no mundo, é uma doença neuro-degenerativa que provoca diminuição das funções cognitivas, influenciando nas atividades de trabalho e nas relações sociais. Além disso, causa perda de memória, com o passar do tempo.
Os principais sintomas são:
– Falta de memória para acontecimentos recentes;
– Repetição da mesma pergunta várias vezes;
– Dificuldade para acompanhar conversas ou pensamentos complexos;
– Incapacidade de elaborar soluções para problemas;
– Dificuldade para dirigir e encontrar caminhos conhecidos;
– Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
– Irritabilidade;
– Desconfiança sem justificativa;
– Agressividade;
– Passividade;
– Interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos;
– Tendência ao isolamento.

Fibromialgia: síndrome crônica que atinge as articulações, e pode surgir depois de incidentes graves, como traumas físicos ou psicológicos e infecções. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a fibromialgia afeta aproximadamente 3% da população. A cada 10 pacientes, de 7 a 9 são mulheres.
Os principais sintomas são:
– Dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões;
– Cansaço excessivo;
– Alterações no sono;
– Ansiedade;
– Depressão.

Leucemia: um dos tipos de câncer mais perigosos, é a doença que atinge os glóbulos brancos e, geralmente, tem origem desconhecida.
Os principais sintomas são:
– Anemia;
– Palidez;
– Sonolência;
– Fadiga;
– Palpitação;
– Manchas roxas na pele ou pontos vermelhos;
– Gânglios linfáticos inchados;
– Perda de peso;
– Febre;
– Dores nas articulações e nos ossos.

Apesar de essas doenças não apresentarem causas definidas, levar uma vida saudável diminui os riscos de acometimento por elas.
Hábitos como não se expor excessivamente ao sol, ter alimentação regrada, praticar atividades físicas, não fumar, não abusar do álcool, manter o cérebro ativo com leituras e escritas, descansar e evitar o estresse são maneiras muito eficientes para ter uma vida livre desses problemas de saúde.

Edital 01-2024 Técnicos em Enfermagem

Edital 01/2024  – Técnicos em Enfermagem

Processo Seletivo Simplificado – 40 (quarenta) Horas

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), torna pública a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação emergencial e por prazo determinado, para o atendimento de necessidades correspondentes às atribuições da função de TÉCNICO EM ENFERMAGEM, para atuar nas unidades de saúde do município de Canoas, para cumprir carga horária de 40 (quarenta) horas.

O formulário de inscrição está disponível até as 17h (dezessete horas) do dia 05 de fevereiro de 2024.

Consulte o Edital completo aqui ou no site da prefeitura em  http://sistemas.canoas.rs.gov.br/gt/publico/dof/index.jsf.

 

 

FELIZ 2024 Um novo ano chegando e várias reflexões nos vêm à mente…

Um ano está chegando e outro saindo. Momento culminante no nosso calendário. Várias reflexões nos vêm à mente, colocando esperança no ano que aporta e dando uma despedida ao ano que se encerra, que para uns não foi tão ruim assim, mas para alguns foi tão difícil que preferem esquecer.

É ocasião de analisar se o que prometemos para nós mesmos lá no início de 2023 cumprimos. Geralmente não cumpre-se tudo, pois almejamos muitas coisas e acaba que o fardo fica pesado.

“Este ano prometo” é o que mais se houve dizer nesta época. Mas com determinação certamente vamos atingir objetivos.

Um dos fatores que deve estar na meta de 2024 é a saúde, pois sem ela nada vale. Só nos damos conta de nossa pequenez quando a doença nos chega. Aí corre o pavor e parece que o tempo para.

Devemos prometer para nós coisas que efetivamente poderemos alcançar, e quanto menos quantidade melhor, pois às vezes planejamos executar muitas coisas e acabamos não cumprindo nada, nos frustrando a cada final de ano.

De fato é difícil as decisões relacionadas a regime alimentar, pois normalmente iniciamos o ano comendo um monte e das mais diversas guloseimas, isso para quem tem condições financeiras.

Mas devemos pensar positivo para canalizar boas energias para êxito das metas a atingir, modificação do comportamento para atrairmos bons amigos espirituais, pois assim receberemos boas intuições para o enfrentamento das nossas dificuldades, além do que promoveremos a melhoria do mundo se nossa conduta para com o próximo for melhor.

Não esqueçamos que o Planeta está adentrando na categoria de regeneração e que somos os responsáveis por esse salto tão importante que beneficiará toda a humanidade. Façamos empenho para estarmos neste novo planeta, mudando nossa conduta para melhor.

Feliz 2024!

Fonte: Nilton Moreira  https://nativanews.com.br/artigos/feliz-2024/

Cuidados com o sol: como se proteger e aproveitar o verão

O sol nunca foi um inimigo. Afinal, além de ser responsável por aquecer o nosso planeta e pela fotossíntese das plantas, o sol exerce diversos benefícios para a nossa saúde, como o aumento da vitamina D e a melhora do humor.

O problema está na exposição ao sol em excesso, em horários de muita intensidade e na falta dos cuidados necessários. Hoje, sabemos que existem meios de se proteger do sol e evitar as consequências negativas.

Para falar sobre o assunto, preparamos este conteúdo repleto de informações sobre a importância dos cuidados com o sol, especialmente na época mais quente do ano, como o verão.

Siga lendo para conferir!

Por que a exposição excessiva ao sol pode ser prejudicial?

Para começar, vamos entender que a radiação solar é também chamada de exposição natural à radiação ultravioleta (UV). O maior perigo para aquelas pessoas que se expõem ao sol por muito tempo e de forma recorrente é o câncer de pele, especialmente se possuírem pele, cabelo e olhos claros.

No Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, atingindo homens e mulheres igualmente.

Nesse sentido, é importante dizer que a exposição ao sol é cumulativa. Ou seja, a pele acumula a radiação que absorveu ao longo dos anos, processo que tem início ainda quando somos pequenos.

Estudos apontam que, por ano, as crianças se expõem ao sol 3 vezes mais do que os adultos, sendo a infância uma fase mais vulnerável aos efeitos negativos do sol. Além disso, a frequência de exposição durante os primeiros 20 anos de vida é um fator decisivo para o desenvolvimento de câncer de pele ao se tornar adulto ou idoso.

O que a exposição ao sol pode causar?

A exposição solar por períodos maiores do que os recomendados pode prejudicar a pele, por conta do intenso aquecimento, o que causa danos às diferentes camadas da pele.

Dessa forma, como sinal de alerta, trazemos a seguir uma lista dos principais efeitos do excesso de exposição solar:

  • Maior risco de câncer de pele: tumores benignos ou malignos (como o melanoma);
  • Piora de problemas de pele: acne, vitiligo e lúpus;
  • Envelhecimento precoce da pele: danifica as fibras de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela firmeza do tecido cutâneo;
  • Queimaduras: presença de vermelhidão, irritação e até ferimentos;
  • Manchas: escuras, em forma de sardas e caroços ou piora do aspecto de cicatrizes;
  • Redução da imunidade: maior vulnerabilidade a doenças como gripe e resfriados;
  • Reações alérgicas: urticárias, reações a perfumes e cosméticos ou a alimentos ácidos como limão, causando vermelhidão e irritação;
  • Danos aos olhos: catarata, pterígio, câncer de pele nas pálpebras e lesões na retina;
  • Vírus da herpes: reativação em quem já possui a doença (também por influenciar a imunidade);
  • Resposta a remédios: formação de manchas escuras por conta da interação entre os princípios ativos de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios;
  • Desidratação: perda excessiva da água presente no corpo.

6 cuidados com o sol: como se proteger do sol no dia a dia?

Ao saber como se proteger do sol, é possível evitar os problemas citados anteriormente e preservar a sua saúde, usufruindo apenas dos benefícios do sol e não da parte negativa. 

Abaixo, separamos alguns dos mais importantes cuidados com o sol:

Use filtro solar

Mesmo que pareça “chover no molhado”, é importante reforçar o uso do protetor solar. A proteção mínima do filtro solar deve ser FPS 15, com aplicação de 15 a 30 minutos antes da exposição. A reaplicação deve ser feita a cada 2 horas de exposição contínua ou após mergulho e suor excessivo.

O melhor período para tomar sol é antes das 10h e após às 16h. Além disso, quem tem pele clara não deve ficar mais que 30 minutos por dia debaixo do sol. Já quem tem a pele mais escura não deve ultrapassar os 60 minutos. O uso do guarda-sol nos horários mais quentes também é fundamental para afastar os raios solares.

Vale destacar que o uso de protetor solar é recomendado para além dos momentos de maior exposição ao sol (como idas à praia, parque e piscina), mas diariamente. Filtro solar para os lábios ou batons com proteção solar é outra boa sugestão.

Opte pelas roupas adequadas

O uso de roupas é, por si só, uma forma de diminuir os riscos do excesso de sol. Isso porque a maioria das roupas absorve ou reflete os raios UV. Porém, roupas brancas de malha frouxa, assim como roupas molhadas, não oferecem a proteção adequada. Por isso, quanto mais apertada a trama, melhor para a proteção da pele.

Motoqueiros e ciclistas, em especial, devem estar ainda mais atentos às roupas que vestem, além da utilização de mangas de proteção solar nos braços.

Lembre de levar chapéu e óculos de sol

Mais do que simples acessórios, o uso de chapéus e óculos de sol é fundamental em dias de sol. Um chapéu com abas contribui na proteção dos olhos, orelhas, rosto, pescoço e nuca, que são áreas mais propensas a uma exposição solar intensa.

Como já citado, o excesso de sol pode ser o responsável pelo surgimento da catarata e de outras lesões oculares. Dessa forma, usar óculos de sol de qualidade, com 99-100% de proteção UV, afasta os perigos da radiação solar.

Prefira a sombra

Sempre que puder escolher, escolha a sombra. Optar pela sombra ou pelo guarda-sol são formas de aumentar a proteção da exposição solar em demasia. No entanto, não são suficientes para impedir totalmente a absorção, uma vez que a radiação solar é refletida na água e materiais como areia e concreto.

Tenha cuidado com o mormaço

Mesmo que pareça estranho, dias nublados e até chuvosos também podem afetar a pele. Sim, porque até 80% da radiação ultravioleta atravessa as nuvens e pode chegar até nós. Sendo assim, é preciso tomar as mesmas medidas de prevenção que um dia de sol exige, como óculos de sol e protetor solar.

Beba água

Tomar água de forma regular é fundamental para manter a hidratação do corpo, já que é possível perder muito líquido por meio do suor. Nos dias mais quentes, pode-se perder até 3,5 litros com transpiração.

A indicação é levar consigo garrafas de água e beber um gole a cada 15 minutos. Consumir alimentos que contêm bastante água, como melancia, abacaxi e pepino, é outra dica.

Chegamos ao final do artigo, aproveite os dias ensolarados da melhor forma possível e, principalmente, com saúde.

Fonte: https://blog.circulosaude.com.br/2022/12/14/cuidados-com-o-sol-como-se-proteger-e-aproveitar-o-verao/

 

Janeiro Branco: por que o brasileiro deveria cuidar mais da saúde mental

Dados gerais ruins sobre bem-estar e uma dinâmica rotina fazem do cuidado com a saúde emocional uma necessidade do mundo moderno; leia mais

 

Para muitos, janeiro é o mês ideal não apenas para novos objetivos, mas para tirar do papel planos e sonhos antigos, como passar a ter uma rotina dedicada à própria saúde mental e emocional.

Enquanto pressões e desafios, aspectos inevitáveis do dia a dia, impactam pilares da qualidade de vida, o cenário onde o imponderável é comum requer atenção redobrada, o que faz da adoção de medidas para preservar a saúde da mente e do corpo mais do que uma escolha, uma necessidade: entenda o que é o Janeiro Branco e confira 5 dicas para um ano com menos estresse, ansiedade e mais autoconhecimento e cuidado.

O que é o Janeiro Branco?
A campanha brasileira foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014 com o intuito de conscientizar e mobilizar a sociedade em prol da saúde mental. O nome da iniciativa faz referência ao primeiro mês do ano e é também uma alusão a um papel em branco, reforçando a ideia de que todos podem escrever suas próprias histórias, já que os primeiros dias do ano servem como motivação extra para definir novas metas.

Burnout, estresse, ansiedade e depressão no Brasil
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a população brasileira é uma das mais ansiosas e estressadas do planeta. Já a Síndrome do Esgotamento, conhecida também como Burnout, é outro ponto que chama a atenção pelos números elevados: o Brasil é o segundo país com mais diagnósticos.

No final de 2023, o Ministério da Saúde incluiu o Burnout na lista de doenças ocupacionais, algo que já havia sido feito pela OMS, entidade que, por meio do relatório “Depressão e outros transtornos mentais”, aponta que a população do Brasil tem a maior prevalência de depressão na comparação com outros países da América Latina, com mais de 10 milhões de cidadãos impactados.

Equilíbrio e autocuidado: os pilares do bem-estar mental
Apesar de alguns tabus ainda persistirem, é possível notar uma sociedade mais preocupada com o próprio bem-estar geral. Priorizar a saúde da mente não se trata apenas de buscar tratamento para transtornos existentes, mas também de prevenção, adotando práticas que auxiliem saúde física, mental e emocional. Conheça 5 bons hábitos que podem ser incluídos na rotina em 2024:

Praticar atividade física
Melhora a saúde como um todo, evitando risco de doenças cardiovasculares, e é importante para a promoção do bem-estar mental, já que as endorfinas liberadas durante os exercícios físicos contribuem para o alívio de condições como o estresse.

Ter uma vida equilibrada
Além da resiliência, essa pequena e crucial ação diária ajuda na gestão do estresse, na produtividade e, claro, é uma forma de estabelecer limites e tempo para tudo, do trabalho ao descanso e lazer. Muitos indivíduos passaram a buscar rotinas mais leves, e já incluem práticas relaxantes, como a meditação guiada, no dia a dia.

Criar relacionamentos saudáveis
O senso de comunidade e o suporte mútuo são essenciais para a convivência humana. Ter empatia e receber e oferecer apoio genuíno são maneiras excelentes de criar conexões positivas, que contribuem para o crescimento pessoal e profissional.

Qualidade do sono
Os brasileiros dormem mal, com um número significativo deles indicando sofrer algum tipo de transtorno relacionado ao sono. É fundamental ressaltar que dormir bem não se trata apenas da quantidade de horas, mas da qualidade do descanso: isso contribui para uma boa cognição, o que gera melhor aprendizado e memória, e colabora na recuperação física, incluindo a regeneração dos tecidos musculares. O sono ruim também está ligado a dois dos principais males da sociedade moderna, o estresse e a ansiedade.

Ajuda profissional
Apesar de ainda haver certa resistência, a terapia e o acompanhamento com profissionais especializados têm ajudado milhões de pessoas pelo mundo a enfrentarem seus medos e barreiras. O autoconhecimento, a capacidade de gerenciar o emocional e o estabelecimento de boas relações interpessoais são alguns dos principais benefícios.

Fonte: terra.com.br

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/autocuidado/janeiro-branco-por-que-o-brasileiro-deveria-cuidar-mais-da-saude-mental,6a04b893812fe319332deb3da87b9630hwtyrohj.html