Prefeitura orienta comunidade para o novo modelo de agendamento de consultas

Mudar a cultura de marcação de consultas na cidade, garantindo um atendimento mais humanizado e efetivo para a população. Com esse compromisso, desde janeiro, a atual gestão municipal repassou uma nova orientação para as Unidades de Saúde (USs) de Canoas. E, a partir de 1º de março, isso passou a ser uma determinação. Os usuários que buscam atendimento não precisam mais madrugar em filas. Todas as USs devem receber a população local ao longo de todo o horário de funcionamento para acolhimento da enfermagem, encaminhamentos e posterior agendamento de consultas.

Na US Igara, o gestor Gonzalo Lise, que atua desde 2016 no local, esclarece que os pacientes não precisam mais esperar nas filas para pegar ficha de atendimento para consulta. “Antes as pessoas tinham que vir em um dia específico da semana e agendar o atendimento de consultas e retorno com médico. Desde o início de março, elas podem vir em qualquer dia e horário, durante o expediente da Unidade, para agendamento”, explica.

Os usuários chegam direto na recepção das Unidades de Saúde com documento em mãos e serão direcionados às próximas etapas de atendimento, de acordo com a necessidade. Caso precise de procedimentos ambulatoriais, como aferição de pressão, teste do pezinho, vacina, entre outros, é logo encaminhado para a sala adequada.

Se o paciente precisar de consulta, é direcionado para o acolhimento com a equipe de enfermagem. De acordo com o quadro de saúde apresentado pelo usuário, a consulta é marcada para o mesmo dia ou, então, agendada para a data mais próxima possível.

Para a comerciária aposentada Jussara Maria Bressanelle Finger, de 72 anos, o atendimento da Unidade de Saúde é satisfatório. “Quando conversei com a médica, ela disse que eu não precisava mais ficar em fila para agendar consultas, que eu poderia vir em qualquer dia e já consultar ou marcar. Essa mudança melhorou muito a vida de quem depende do SUS!”, comemorou.
Quem também aprova o atendimento é a gestante Julieth Emperatriz Caldera, de 21 anos. “A maioria das vezes que procurei o acolhimento fui atendida rápido”, comenta a moradora que espera o primeiro filho.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Denise da Silva, o protocolo de atendimento mudou em janeiro deste ano, mas na ocasião, muitos integrantes das equipes das USs estavam de férias, o que atrasou a mudança mais efetiva do fluxo. “A partir de março, foi encaminhada a determinação da mudança efetiva no protocolo de atendimentos. Se o paciente não consultar no dia, ele sairá da Unidade já com a data agendada conforme a necessidade e disponibilidade”, informa.

Texto: Tanara Lucas
Edição: Clarissa Colares e Sibeli Fagundes