Canoas oferece serviço especializado para o tratamento da tuberculose

Em Canoas, o diagnóstico pode ser realizado em qualquer Unidade de Saúde do município e o resultado sai em até 48h. O tratamento é realizado no Serviço de Tisiologia situado na Rua Brasil, 438, no Centro.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Apesar de ser uma doença grave, a tuberculose é evitável e tem cura. A principal forma de prevenção é vacina BCG, obrigatória em crianças menores de 1 ano, pois protege contra as formas mais graves da doença.

Seus principais sintomas são tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado e rouquidão. Entretanto, algumas pessoas não demonstram nenhum indício da doença, e outras apresentam sintomas leves, comumente confundidos com os da gripe. Isso faz com que o infectado não perceba a tuberculose enquanto a transmite para outras pessoas, expelindo gotículas de saliva ao falar, espirrar ou tossir.

Em caso de infecção, a melhor maneira de prevenir a transmissão é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Após 15 dias, não há mais risco de contágio.

O tratamento deve ser feito por no mínimo 6 meses, diariamente, sem interrupção, caso contrário, pode haver resistência do organismo à medicação, precisando continuar a terapia com medicação intravenosa com internação hospitalar.

A Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoverá, no dia 4 de abril, mais uma Educação Permanente. Dessa vez, alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, com palestras voltadas a médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde de Canoas.