Dia D contra a dengue: Secretaria de Saúde vai conscientizar a população durante a Prefeitura na Rua

Agentes de Combate às Endemias, alguns deles vestidos de Aedes aegypt, juntamente com o médico veterinário e responsável técnico da Vigilância em Saúde, Roger Halla, vão entregar panfletos informativos e orientar a população quanto aos cuidados com a dengue. A ação, que vai marcar a sensibilização da Secretaria de Saúde no Dia D – Brasil Unido Contra a Dengue, está prevista para ocorrer na Prefeitura na Rua, que acontece neste sábado (2), na praça Ceu, localizada no bairro Rio Branco, das 9h às 12h.

Entre as medidas para eliminar criadouros do mosquito, estão eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas, manter caixas d’água com tampas, colocar tela nos ralos de água da chuva, secar pneus e protegê-los das intempéries e limpar calhas da residência. É necessário, também, escovar os potes (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente, manter piscinas limpas e tratadas. Usar repelente para o corpo e de ambiente e telar portas e janelas das casas, também fazem parte das principais ações de prevenção.

Os pacientes com quadro suspeito de dengue, apresentando sintomas como febre alta, dores de cabeça, muscular e atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral, devem procurar atendimento nas Unidades de Saúde ou UPAs.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.

Matéria publicada originalmente no site da Prefeitura de Canoas